Questão 2892125

Enfermagem · 2024

Questão

ID 2892125

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Exame de Imagem

Ano: 2024 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Matinhas


A resolução COFEN Nº 679/2021 aprova a normatização da realização de Ultrassonografia (USG) à beira do leito e no ambiente pré-hospitalar por Enfermeiro, sendo esta, uma de suas atividades privativas. Considerando o exposto, avalie as afirmativas adiante:

I- A USG pode ser indicada e utilizada pelo enfermeiro para avaliação do volume residual da bexiga, realização do procedimento avaliará então a presença de retenção urinária. O cálculo do volume vesical deverá ser feito, apenas, com a bexiga em seu volume máximo.

II- A utilização da USG para avaliação vascular inclui a facilitação e escolha do melhor vaso a ser puncionado, a profundidade do mesmo e a redução de complicações relacionadas ao procedimento, que pode ser um acesso venoso ou arterial, e para a implantação de cateter central de inserção periférica.

III- A USG à beira do leito pode determinar a natureza do conteúdo gástrico, bem como diferenciar um antro vazio daquele com algum volume, o que sem dúvida pode auxiliar na determinação do risco de aspiração gástrica.

É CORRETO o que se afirma em

Alternativas da questão 2892125
Pular para o conteúdo principal