Questão 2878044

Artes · 2024

Questão

ID 2878044

Disciplina: Artes

Assunto: Arte Africana

Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Caçapava


“(...) Os principais produtos artísticos da África tropical são máscaras e esculturas em madeira. Esses objetos têm forma angulosa, assimétrica e distorcida. Para os membros da sociedade africana, eram objetos sagrados que traziam a força vital de um espírito ancestral ou da natureza, tinham o poder de curar doenças e de ferir os inimigos (...)”.

STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno – tradução Angela Lobo de Andrade. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

A respeito da arte africana, segundo a autora, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações a seguir.

( ) As máscaras eram usadas em rituais que incluíam complexos ritmos musicais, danças e trajes especiais.

( ) Intencionalmente realistas, as máscaras não escondiam, mas revelavam a verdadeira identidade do dançarino diante do poder sobrenatural.

( ) A independência da tradição europeia atraiu Pablo Picasso - que, por volta de 1905, tomou conhecimento da arte africana, o que inspirou o movimento cubista.

( ) Os entalhadores africanos rejeitaram a aparência real em favor de formas verticais, tubulares e membros do corpo alongados, derivados da forma cilíndrica das árvores.

A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas da questão 2878044
Pular para o conteúdo principal