Questão 2876968

Medicina · 2024

Questão

ID 2876968

Disciplina: Medicina

Assunto: Espondilite Anquilosante

Ano: 2024 Banca: ITAME - Instituto de Consultoria e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Acreúna


Paciente do sexo masculino, 22 anos, branco, natural e procedente de Goiânia. Chegou à Unidade de Pronto Atendimento com a seguinte queixa: "dor nas costas e olho vermelho". Relata que apresentou lombalgia diária de início há 8 meses, contínua, piora a noite e em repouso, atenuada com atividade física, além de rigidez lombar matinal.

Há duas semanas apresentou hiperemia e dor no olho esquerdo, associado a turvamento visual, fotofobia e lacrimejamento. Negou lesões mucocutâneas, fenômeno de Raynaud, xerostomia e xeroftalmia. Nega outras alterações.

Ao exame físico: retificação da lordose lombar fisiológica, teste de Patrick-Fabere positivo à esquerda, dor à flexão e extensão de coluna lombar. Fez uso de Penicilina G benzatina por 7 dias. Pai com psoríase e mãe com hipotireoidismo.

Avaliando esse caso clínico, qual seria principal hipótese diagnóstica?

Alternativas da questão 2876968
Pular para o conteúdo principal