Questão
ID 2863179Disciplina: Psicologia
Assunto: Relações de Gênero e Diversidade
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Cruzaltense
A LGBTQIA+fobia, tal qual outras formas de preconceito – xenofobia, racismo, antissemitismo –, é uma manifestação arbitrária de designar o outro como seu “oposto”. Contrário à norma, inferior ou anormal. Desse modo, o sofrimento psíquico não é fruto das orientações sexuais ou das identidades de gênero em si, mas sim da LGBTQIA+fobia estrutural que as qualificam como expressões anormais ou patológicas (CRP, 2023).
Nesse contexto, analise as assertivas abaixo acerca da atuação do psicólogo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Acolher o sofrimento psíquico desses indivíduos, entendendo que este decorre da não aceitação social de suas orientações sexuais e/ou identidades de gênero.
( ) Considerar o sofrimento psíquico como advindo somente da subjetividade do sujeito, excluindo o contexto histórico social e ambiental ao qual está inserido.
( ) Olhar para o indivíduo como um ser inserido em um contexto histórico social, influenciado por fatores ambientais e socioculturais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: