Questão 2860759

Enfermagem · 2025

Questão

ID 2860759

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Diarreia e Desidratação

Ano: 2025 Banca: UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE Órgão: Prefeitura Municipal de Jaguaruna


A doença diarreica aguda é uma causa prevalente de morbimortalidade infantil, e seu manejo adequado depende da correta avaliação do estado de hidratação e da terapia de reidratação oral (TRO). Assim, analise as afirmativas a seguir.

I.No Plano A de tratamento (paciente sem desidratação), recomenda-se o aumento da oferta de líquidos caseiros e a manutenção da dieta habitual, devendo-se administrar zinco oral por 10 a 14 dias.

II.O Plano B é indicado para crianças com 'alguma desidratação', definida pela presença de dois ou mais sinais clínicos compatíveis, devendo a reidratação ser realizada na unidade de saúde com solução de reidratação oral (SRO), até que os sinais de desidratação desapareçam.

III.O uso de antieméticos é rotineiramente recomendado no Plano B para garantir o sucesso da terapia de reidratação oral e evitar a progressão para a via venosa.

IV.O Plano C (reidratação venosa) é reservado para casos de desidratação grave ou choque, devendo-se utilizar preferencialmente o Ringer Lactato ou Solução Polieletrolítica.

Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) proposição(ões) CORRETA(S):

Alternativas da questão 2860759
Pular para o conteúdo principal