Questão 2856411

Geografia · 2024

Questão

ID 2856411

Disciplina: Geografia

Assunto: Modelos de Produção Capitalista

Ano: 2024 Banca: FACAPE AEVSF - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina Órgão: Prefeitura Municipal de Sobradinho - RS


A mundialização provoca o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital, pelo fato do caráter divisível da forma técnica, do digital, o que provoca numa má distribuição da renda: numa forma mais clara, o exemplo do vendedor de refrigerante às portas dos estádios. Que viram sua produtividade aumentada graças ao Just in time dos fabricantes e distribuidores de bebidas. Mas para incorporar o valor dessa mercadoria, a forma de trabalho é a mais primitiva. Ou seja, acumulação técnica digital combinada com o uso da força de trabalho. [...] A globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global. E o fato primordial que explica tudo isso, é a existência de um motor único na história, representada pela mais-valia.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 29ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2019.

A consequência do uso tecnológico na mundialização do trabalho apresentada no texto é o/a:

Alternativas da questão 2856411
Pular para o conteúdo principal