Questão 2837819

Língua Portuguesa · 2024

Questão

ID 2837819

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Receita

Ano: 2024 Banca: NTCS Órgão: Prefeitura Municipal de Bonfim


Leia a receita da sopa Vichyssoise abaixo e responda às questões 11 e 12.

INGREDIENTES

2 batatas

2 talos de alho-poró

1 cebola

1,5 litro de caldo de frango caseiro

2 colheres (sopa) de manteiga

½ xícara (chá) de creme de leite fresco gelado

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

cebolinha francesa fatiada a gosto

creme de leite fresco gelado a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Lave, descarte as folhas e corte a parte branca do alho-poró em rodelas finas. Descasque e pique fino a cebola.

Lave e descasque as batatas. Sobre um prato (ou assadeira pequena) passe as batatas na parte fina do ralador - assim elas desmancham ao cozinhar e engrossam a sopa. Reserve as batatas raladas com o líquido.

Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Assim que derreter, acrescente a cebola, tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos até ficar bem murcha. Junte o alho-poró e refogue por mais 3 minutos, até murchar.

Regue com o caldo de frango, acrescente as batatas raladas (com o líquido) e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e aumente o fogo para alto. Deixe cozinhar até ferver.

Assim que ferver, diminua o fogo para baixo e deixe cozinhar por 30 minutos, até a sopa engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Desligue o fogo e transfira a sopa para uma tigela. Leve para a geladeira e deixe por, no mínimo, 40 minutos para esfriar.

Na hora de servir, retire a sopa da geladeira e misture ½ xícara (chá) de creme de leite fresco. Divida em 4 pratos fundos (ou tigelas) e salpique com cebolinha francesa fatiada. Sirva a seguir com creme de leite fresco gelado a gosto.



Com base na receita, é possível afirmar que:

Alternativas da questão 2837819
Pular para o conteúdo principal