Questão
ID 2825031Disciplina: Psicologia
Assunto: Semiologia Psiquiátrica e Critérios de Normalidade
Ano: 2023 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Ibiracatu
Dalgalarrondo (2019) discorre sobre a proposição do psicopatólogo alemão Hans Jörg Weitbrecht, no que diz respeito aos transfundos ou ancoragens das vivências psicopatológicas e os sintomas específicos ou emergentes. Avalie as afirmativas a seguir sobre esse assunto.
I - Os transfundos são espécies de palco, de contexto específico e transitório dos sintomas.
II - Os sintomas específicos ou emergentes são, portanto, vivências pontuais que ocorrem sempre sobre determinado transfundo.
III - A relação dialética entre o sintoma emergente e o transfundo, a figura e o fundo, a parte e o todo, o pontual e o contextual existe, nesse contexto.
IV - O humor e o estado afetivo de fundo são transfundos estáveis, que determinam essencialmente os contornos, a diferenciação, a profundidade e a riqueza de todos os sintomas psicopatológicos.
Está CORRETO o que se afirma em