Questão
ID 2820456Disciplina: Medicina
Assunto: Mamografia e Imagem da Mama
Ano: 2018 Banca: CEFETBAHIA - Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico da Bahia Órgão: Consórcio Público Interfederativo de Saúde de Feira de Santana
Várias patologias da mama podem se apresentar radiologicamente como calcificações, no entanto, os achados mamográficos mais frequentes são calcificações benignas.
Sobre as calcificações achadas nas mamas, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As calcificações “distróficas” representam finos depósitos de cálcio na superfície de uma esfera, geralmente, com menos de 1mm de espessura.
( ) As calcificações redondas, quando múltiplas, podem variar em tamanho e, se forem esparsas, são consideradas benignas. Se <1mm, geralmente, são originadas dos ácinos; quando <0,5mm podem ser chamadas de puntiformes.
( ) As calcificações vasculares apresentam-se sedimentadas no interior de macro ou microcistos. Sua característica mais importante é a mudança de formato nas duas incidências mamográficas: craniocaudal e perfil em 90°.
( ) As calcificações com centro radioluscente podem variar de <1mm a >1cm. São redondas ou ovais, de superfície lisa e centro radiotransparente. Podem corresponder à necrose gordurosa e apresentar conteúdo de ductos calcificados.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é