Questão
ID 2820169Disciplina: Farmácia
Assunto: Cálculos Farmacêuticos
Ano: 2023 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Jequitinhonha
Durante a conferência de uma prescrição, o farmacêutico precisou calcular a quantidade de medicamento para ser administrada ao paciente. A prescrição médica previa a administração de 0,5 g do princípio ativo do medicamento via intramuscular (IM). A farmácia dispunha do medicamento em solução injetável na concentração de 200 mg/ml, em ampola com 5 ml de volume total.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Estudo dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação de fármacos. 2023.
Considerando o contexto abordado, o volume correto do medicamento, em mililitros, conforme a prescrição, a ser administrado ao paciente dever ser