Questão 2816650

Educação Física · 2023

Questão

ID 2816650

Disciplina: Educação Física

Assunto: BNCC e a Educação Física

Ano: 2023 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Água Branca


A questão da natureza das práticas corporais e da própria Educação Física ainda hoje se faz presente no debate epistemológico da área. A compreensão desses fenômenos influencia a organização, e, consequentemente, a prática pedagógica no interior das escolas brasileiras. Analise as afirmações a seguir sobre a organização das práticas corporais pela Educação Física escolar, considerando as normativas expressas no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proposto para a etapa do Ensino Fundamental:

I- As ginásticas competitivas, tais como a ginástica artística e a ginástica rítmica, são consideradas práticas esportivas neste documento, estando alocadas na unidade temática Esportes e não na unidade temática Ginásticas, junto a outras modalidades técnico-combinatórias que se caracterizam pela comparação de desempenho centrada na dimensão estética e acrobática do movimento.

II- As lutas esportivas consideradas esportes de combate, tais como o judô e a esgrima, estão alocadas na unidade temática Esportes e também na unidade temática Lutas.

III- A unidade temática Esportes reúne as manifestações formais dessa prática, mas não as derivadas. De modo que as manifestações que mantêm essencialmente as categorias formais de regulação das ações esportivas, mas adaptam as demais normas aos interesses dos participantes e/ou aos recursos disponíveis, estando mais próximas ao esporte recreativo, estão alocadas na unidade temática Brincadeiras e Jogos.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETA(S):

Alternativas da questão 2816650
Pular para o conteúdo principal