Questão 2816634

Engenharia Civil · 2023

Questão

ID 2816634

Disciplina: Engenharia Civil

Assunto: NBR 5626 – Instalação Predial de Água Fria

Ano: 2023 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Água Branca


Os sistemas de abastecimento predial de água fria e quente funcionam mediante pressões, as quais podem ser estática ou dinâmica, provindas do próprio sistema de abastecimento urbano ou devido à diferença de carga entre qualquer ponto do sistema ou do ponto de utilização e o reservatório de abastecimento. Em se tratando das pressões de água nos sistemas prediais de abastecimento, conforme a NBR 5626/2020, analise as seguintes afirmativas:

I- Em qualquer caso, a pressão dinâmica da água no ponto de utilização não pode ser inferior a 1,00 kPa (0,10 mca).

II- Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão dinâmica da água não pode ser inferior a 5,00 kPa (0,50 mca), excetuados os trechos verticais de tomada d'água nas saídas de reservatórios elevados para os respectivos barriletes em sistemas indiretos, em que a pressão dinâmica mínima em cada ponto é dada pelo correspondente desnível geométrico ao nível d'água de cota mais baixa no reservatório, descontada a perda de carga até o ponto considerado.

III- Apressão estática nos pontos de utilização não pode superar 400,00 kPa (40,00 mca).

IV- As pressões dinâmicas das águas fria e quente atuantes a montante de misturadores convencionais devem ter valores distantes entre si para evitar oscilações de temperatura da água durante o uso, especialmente ao operarem com altas vazões de projeto.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas da questão 2816634
Pular para o conteúdo principal