Questão 2816489

Geografia · 2023

Questão

ID 2816489

Disciplina: Geografia

Assunto: Geografia Crítica (Marxista)

Ano: 2023 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Água Branca


“A Geografia conhece hoje um movimento de renovação considerável, que advém do rompimento de grande parte dos geógrafos com relação à perspectiva tradicional. Há uma crise de fato da Geografia Tradicional, e esta enseja a busca de novos caminhos, de nova linguagem, de novas propostas, enfim, de uma liberdade maior de reflexão e criação. As certezas ruíram, desgastaram-se. E, novamente, pergunta-se sobre o objeto, o método e o significado da Geografia. A crise da Geografia Tradicional, e o movimento de renovação a ela associado, começam a se manifestar já em meados da década de cinquenta e se desenvolvem aceleradamente nos anos posteriores. A década de sessenta encontra as incertezas e os questionamentos difundidos por vários pontos. A partir de 1970, a Geografia Tradicional está definitivamente enterrada; suas manifestações, dessa data em diante, vão soar como sobrevivências, resquícios de um passado já superado.” (MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1981).

O autor menciona um movimento de renovação do pensamento geográfico. Considerando que ele publicou esse texto em 1981, assinale a alternativa que apresenta correntes dessa renovação:

Alternativas da questão 2816489
Pular para o conteúdo principal