Questão
ID 280676Disciplina: Língua Portuguesa
Assuntos: Fato Histórico, Informativo, Sentidos do texto, Tenentismo e a Coluna Prestes
Ano: 2024 Banca: ITAME - Instituto de Consultoria e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Goiás
“Na madrugada de 5 de julho de 1924, há cem anos, teve início uma revolta militar que resultou no bombardeio de grande parte da cidade de São Paulo.
De um lado, militares rebeldes tentavam pôr fim ao período que ficou conhecido como a República do Café com Leite (marcado por eleições fraudulentas e acordos políticos que deixavam o poder federal na mão de poucos).
Do lado oposto, estavam militares fiéis aos governos da província de São Paulo e do governo federal. “A cidade de São Paulo foi palco e vítima de uma tentativa de um golpe de Estado fracassada", analisa a historiadora Ilka Stern Cohen.”
Texto adaptado. https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/07/05/ha-100-anos-cidade-de-sp-era-bombardeada-vejamarcas-do-conflito-que-permanecem-ate-hoje.ghtml
De acordo com o texto acima, é correto afirmar que: