Questão
ID 2802757Disciplina: Física
Assunto: Efeito Doppler
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto Federal Catarinense
Os fenômenos de interferência e a variação aparente de frequências (Efeito Doppler) são pilares da física ondulatória contemporânea. Sobre o tema, preencha as lacunas que completam as frases abaixo com os respectivos valores numéricos relativos às descrições das situações físicas apresentadas:
I. O ângulo de abertura do cone de Mach (𝛼) para uma aeronave que se desloca com o dobro da velocidade do som no ar (𝑉 = 2𝑣) é de ______.
II. A razão entre a frequência detectada (𝑓) e a frequência própria (𝑓0) para uma fonte que se aproxima de um observador com velocidade 𝑉 = 𝑣 𝑠𝑒𝑛(30°), sendo v a velocidade de propagação da onda, é de ______.
III. A diferença de fase (𝜙), em radianos, necessária para que duas ondas harmônicas coerentes, de mesma frequência e amplitude, produzam um ponto de intensidade nula é de _____.
IV. A razão entre a velocidade de grupo (𝑣𝑔) e a velocidade de fase (𝑣) para ondas transversais que se propagam em uma corda homogênea e ideal (meio não dispersivo) é de _____.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.