Questão 2802639

Química · 2026

Questão

ID 2802639

Disciplina: Química

Assuntos: Propriedades Químicas (Nox, Efeitos Eletrônicos, Caráter Ácido-Base)

Ano: 2026 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto Federal Catarinense


Instrução: Ao final desta prova, há uma tabela periódica que poderá ser utilizada como apoio para a resolução das questões.



Sobre as propriedades físico-químicas do ácido acético (CH₃COOH, 𝐾𝑎 = 1,75 10⁻⁵) e do ácido cloroacético (ClCH₂COOH, 𝐾𝑎 = 1,36 × 10⁻3), analise as assertivas abaixo:

I. A maior acidez do ácido cloroacético se deve ao efeito indutivo retirador de elétrons exercido pelo átomo de cloro.

II. O ponto de ebulição do ácido cloroacético é maior que o do ácido acético, principalmente devido ao aumento da massa molar e da polarizabilidade, apesar de ambos terem interações de hidrogênio.

III. A estabilidade da base conjugada do ácido cloroacético é maior, pois o átomo de cloro estabiliza a carga negativa por efeito indutivo.

IV. Considerando soluções aquosas 10−2mol 𝐿−1 dos ácidos fracos em estudo, a expressão geral \([H^+]=\frac{K_aC_A}{[H^+]+K_a}+\frac{K_w}{[H^+]}\) pode ser simplificada para \([H^+]=\sqrt{K_aC_A}\) em que \(C_A\) é a concentração analítica do ácido e 𝐾𝑎 é a constante de acidez, resultando em boa aproximação apenas para o ácido acético.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 2802639
Pular para o conteúdo principal