Questão
ID 2786323Disciplina: Educação Física
Assunto: Respostas e Adaptações Cardiorrespiratórias ao Exercício
Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Caconde
O uso do controle da frequência cardíaca para estimar o dispêndio de energia durante a atividade física, apesar de prático, está sujeito a interferência da temperatura ambiente, das emoções, da ingesta de alimentos antes do exercício, dos grupos musculares trabalhados (e se trabalham estática ou dinamicamente), e do exercício ser contínuo ou intervalado.
Adaptado de McARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
A partir das informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para um mesmo praticante, durante uma aula de ginástica de academia composta por metade do tempo com dança aeróbica e outra metade, com exercícios localizados, as frequências cardíacas observadas em um determinado consumo de oxigênio são mais altas que as frequências cardíacas para o mesmo consumo de oxigênio na esteira rolante.
PORQUE
II. A frequência cardíaca é mais alta em exercícios realizados com membros superiores e quando os músculos atuam estaticamente no exercício que gera tensão quando comparado ao exercício dinâmico com qualquer consumo submáximo de oxigênio.
Assinale a alternativa CORRETA: