Questão 2780659

Medicina · 2024

Questão

ID 2780659

Disciplina: Medicina

Assunto: Anemias Hemolíticas

Ano: 2024 Banca: IDESG - Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Venécia


Indique se as seguintes afirmativas sobre anemia, distúrbios dos leucócitos, das plaquetas e da coagulação são verdadeiras (V) ou falsas (F).

⃣ A presença de esferócitos no esfregaço sanguíneo é altamente sugestiva de anemia hemolítica autoimune e deve ser confirmada com o teste de Coombs direto.

⃣ A leucopenia pode ser um achado normal em algumas populações saudáveis, sem necessariamente indicar uma condição patológica subjacente.

⃣ Na trombocitopenia induzida por heparina, a administração de heparina deve ser continuada com monitoramento cuidadoso das contagens de plaquetas, pois a interrupção pode aumentar o risco de trombose.

⃣ O aumento de D-dímeros é específico para o diagnóstico de trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar (EP), não sendo elevado em outras condições.

A sequência correta é:

Alternativas da questão 2780659
Pular para o conteúdo principal