Questão
ID 276104Disciplina: Informática
Assuntos: Memória RAM (Random Access Memory), Unidade Lógica e Aritmética (ULA ou UAL), Unidade de Controle (UC)
Ano: 2026 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto Federal Catarinense
No contexto da arquitetura de sistemas computacionais, o modelo de von Neumann estabelece uma estrutura funcional que ainda serve de base para os computadores modernos. Considerando os fundamentos teóricos dessa arquitetura e sua relação com os ciclos de instrução executados pela Unidade Central de Processamento (UCP), analise as assertivas abaixo:
I. A função de controle coordena a sequência de operações da máquina, sendo responsável por buscar instruções na memória, decodificá-las e emitir sinais para os demais componentes, porém, ela não integra diretamente as quatro funções básicas de um computador, sendo considerada uma função auxiliar da ULA.
II. O armazenamento de dados pode ocorrer de forma temporária na memória principal (RAM), ou, de forma permanente, em dispositivos de armazenamento secundário, ambos constituindo manifestações distintas de uma mesma função básica do computador.
III. A transferência de dados refere-se exclusivamente à comunicação entre o processador e a memória RAM, não abrangendo operações de entrada e saída com dispositivos periféricos.
IV. O processamento de dados engloba operações lógicas e aritméticas realizadas pela ULA. É a única função que exige, obrigatoriamente, a participação da Unidade de Controle para sua execução.
Quais estão corretas?