Questão 2757973

Enfermagem · 2024

Questão

ID 2757973

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Portaria Nº 1.820/2009 - Direitos e Deveres dos Usuários da Saúde

Ano: 2024 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Hospital Erasto Gaertner


Para garantir uma assistência à saúde centrada no paciente, cinco princípios gerais devem ser observados na orientação ao usuário dos serviços de saúde. Assim, avalie as proposições:

I.O paciente não tem o direito de tomar decisões sobre o cuidado de sua saúde; apenas os profissionais de saúde têm autoridade para decidir sobre o tratamento.

II.A disponibilização de informações precisas, relevantes e amplas é essencial para que o paciente e seus cuidadores possam tomar decisões fundamentadas sobre o tratamento e a convivência com a doença.

III.Os pacientes e as organizações de pacientes não precisam participar da elaboração de políticas de saúde, pois essa responsabilidade é exclusivamente dos gestores e especialistas em saúde.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas da questão 2757973
Pular para o conteúdo principal