Questão
ID 2755193Disciplina: Tecnologia da Informação
Assunto: Suporte a Transação em SQL
Ano: 2022 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana
Em bancos de dados relacionais, uma transação SQL é um conjunto de uma ou mais operações, que constituem uma única tarefa ou unidade lógica de trabalho a ser processada. Os SGBDs devem garantir a execução correta das transações, mesmo que venham a ocorrer falhas. A transação inicia quando o primeiro comando é executado e termina conforme as situações caracterizadas a seguir:
-
I. Se uma transação for concluída com sucesso, com todas as operações bem-sucedidas, o BD será alterado permanentemente, com os dados alterados persistidos e salvos em disco.
II. Se houver falha em qualquer uma das operações que compõem a transação, o BD deverá retornar ao estado anterior ao início da transação.
-
As operações descritas em I e II são denominadas, respectivamente: