Questão 2751663

Língua Portuguesa · 2025

Questão

ID 2751663

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Proparoxítonas

Ano: 2025 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Câmara Municipal de Limoeiro


Texto 01 para as questões de 01 a 10.

FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM

Muitas vezes ficamos com a sensação de que os problemas sociais são tão intensos que uma pequena ajuda que podemos o ferecer não fará grande diferença no geral e, com isso, nos acomodamos. No entanto, vale lembrar a reflexão de Madre Teresa d e Calcutá, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 1979, que se destacou por sua dedicação e amor aos mais necessitados: “O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”

De fato, ainda que n ão p ossamos resolver todas as injustiças, s e p udermos contribuir p ara melhorar a v ida de alguém, já estaremos reduzindo esse mar de exclusão. Porém, seo trabalho voluntário é fundamental para quem precisa de ajuda, ele também é extremamente benéfico para quem se propõe a ajudar, especialmente as pessoas com mais idade.

“A população idosa vem vestindo uma nova roupagem e despontando em diversas áreas: o voluntariado é uma delas. Os benefícios para a saúde mental da pessoa idosa são os mais diversos: menos sintomas depressivos e ansiosos, exercício da socialização e do altruísmo, sentimento de propósito, manutenção de rotinas, alimenta a autoestima e a cognição, ajuda a manter a mente ativa”, destaca a psicóloga Ana Paula Nunes, especialista em psicogerontologia.

Revista 60+. Viva a Vida. A revolução da longevidade ativa. Engenho de Mídia Comunicação Ltda. p.25.2024.



Assinale a alternativa em que a tonicidade do termo destacado em negrito e em maiúscula recai na antepenúltima sílaba.

Alternativas da questão 2751663
Pular para o conteúdo principal