Questão 274733

Língua Portuguesa · 2025

Questão

ID 274733

Disciplina: Língua Portuguesa

Assuntos: Metonímia, Temas e Figuras

Ano: 2025 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal


Estávamos pintados como se fôssemos para a guerra. Várias bocas, dentes e sorrisos, mas um coração pulsava na esperança por avanços para a garantia dos direitos dos povos indígenas. Olhavam‑nos como se fôssemos seres de outro planeta, certos de desconhecer seu próprio país. Os olhos brilhavam como as estrelas e essa emoção se misturava ao cheiro do café, na cantina ao lado, aos desenhos indígenas e ao cheiro de pintura de jenipapo na cara, ao cheiro do óleo da castanha‑do‑pará e ao cheiro do vermelho urucum dos Kaiapó.


POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. Lorena: DM Projetos Especiais, 2018.


Eliana Potiguara é escritora indígena contemporânea. A partir dessa informação e no que diz respeito ao texto e aos seus aspectos estéticos, julgue os itens a seguir.

No segundo período do texto, a metonímia é utilizada para ressaltar a ideia de coletividade própria da cultura indígena.

Alternativas da questão 274733
Pular para o conteúdo principal