Questão
ID 2744096Disciplina: Educação Física
Assunto: Cultura Corporal
Ano: 2019 Banca: Instituto Machado de Assis Órgão: Prefeitura Municipal de Itapecuru Mirim
A condição motora do homem, no seu conjunto e na sua estrutura, traz uma cadeia de significados para a cultura e para a educação como um todo. Sabe-se que educação é algo abrangente e que o físico não se reduz ao organismo humano. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir a respeito da corporeidade e da motricidade.
I. Educar o físico limita o conceito de educação física por aquilo que ela representa, portanto, diante de um referencial cultural, na qual a própria pedagogia nos oferece conhecimentos seguros sobre a prática, sendo coerente dessa forma, educar o físico sem educar o ser humano na sua totalidade.
II. A condição de educação do físico talvez seja o primeiro passo para a compreensão da corporeidade como estrutura e da motricidade como linguagem.
III. A ciência da motricidade - como recriação conceitual para garantir um corpo de conhecimento seguro e com identidade própria -, não deu conta das necessidades de engajamento da educação física com os estudos acadêmicos e, sobretudo, com a cultura geral.
IV. Há um comportamento motor primário, cuja referência à motricidade representa um ato tradicional e eficaz para a exploração do meio e cumprimento de tarefas básicas para manutenção da vida.
Estão CORRETAS as afirmativas: