Questão 2733881

Engenharia Espacial · 2022

Questão

ID 2733881

Disciplina: Engenharia Espacial

Assunto: Projetos de Satélites

Ano: 2022 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Câmara Municipal de Unaí


No primeiro semestre deste ano de 2022, dois satélites brasileiros, que foram adquiridos no Brasil através da empresa finlandesa Iceye, em 2020, foram lançados da base espacial de Cabo Canaveral, no estado da Flórida, Estados Unidos. A SpaceX, empresa do bilionário americano Elon Musk, foi contratada pela Iceye para fazer o lançamento e colocar os satélites em órbita com o foguete Falcon 9. Os satélites foram batizados de Carcará I e Carcará II, em homenagem à ave de rapina brasileira.

(Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/05/26/dois-satelites-do-brasil-sao-lancados-por-foguete-da-spacex.ghtml.)

Os serviços oferecidos pelos satélites pelo mundo afora são variados – do monitoramento da superfície terrestre às atividades que impactam o dia a dia da população, tais como: o acesso a uma melhor comunicação; obtenção de informações precisas sobre o tempo e o clima; dentre outros. No Brasil:

Alternativas da questão 2733881
Pular para o conteúdo principal