Questão
ID 2716572Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Texto de Divulgação Científica
Ano: 2022 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Fazenda Vilanova
Todas as estrelas viram buracos negros?
d
Não é sempre que uma estrela se torna um buraco negro. Essa região do espaço só surge a partir das estrelas supergigantes vermelhas – estrelas que têm a massa muito grande, cerca de 20 vezes a massa do Sol.
Em certo momento da vida de uma supergigante vermelha, o núcleo fica tão denso que não consegue mais suportar o próprio peso. Aí, ela implode e, depois, explode, emitindo mais luz do que uma galáxia inteira – é a supernova.
Depois, se a massa que restou da estrela for maior do que cinco massas do nosso Sol, o material restante continua se contraindo até sofrer um __________ – e se forma um buraco negro. Por isso, apenas uma parte das estrelas dá origem a um buraco negro. Mas ele não é um espaço vazio: está cheio de uma grande quantidade de matéria altamente ___________.
d
(Fonte: Recreio Uol - adaptado.)
Em conformidade com o texto, analisar os itens abaixo:
I. Somente uma parte das estrelas dá origem a um buraco negro.
II. Todo buraco negro é um espaço vazio, sem matéria.