Questão 2707158

Medicina · 2024

Questão

ID 2707158

Disciplina: Medicina

Assunto: Infecções Virais Pediátricas

Ano: 2024 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Virgem da Lapa


Leia o trecho a seguir para responder a esta questão.

Em 18 de março de 2024, a Prefeitura de Virgem da Lapa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou um alerta à população, especialmente aos pais e responsáveis, sobre a ocorrência da síndrome mão-pé-boca em crianças menores de cinco anos de idade.

A SMS informa que, caso os responsáveis pelas crianças observem sintomas característicos da síndrome mão-pé-boca, devem procurar a unidade de saúde de sua referência. Acrescenta, ainda, que a criança deve evitar contatos com irmãos, outras crianças e reforça os cuidados com a higienização das mãos e dos alimentos. A criança também não deve ir para a escola.

Síndrome “mão-pé-boca” Prefeitura de Virgem da Lapa-MG. Disponível em: https://www.virgemdalapa.mg.gov.br/prefeitura/noticias/sindrome-mao-pe-boca-em-criancas. Acesso em: 24 mar. 2024. Adaptado.

Diante do exposto, verifica-se a preocupação das autoridades sanitárias municipais em promover ações de saúde, de caráter preventivo, para minimizar as chances da ocorrência de surtos da doença, que normalmente ocorre entre o fim da primavera e o início de outono.

As afirmativas a seguir descrevem alguns alertas sobre as principais formas de infecção, manifestações clínicas e sintomas da doença mão-pé-boca.

I- A transmissão ocorre através de alimentos e de objetos contaminados e a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes, saliva e secreções.

II- Os sintomas como mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia podem estar presentes e, devido à disfagia por lesões orais, desidratação secundária.

III- A doença é uma infecção oral-fecal, contagiosa, autolimitada, causada por um enterovírus da família Picornaviridae.

IV- Os sintomas mais característicos são a febre alta, que antecedem o surgimento das lesões, e erupções maculo ou papulovesiculares em mãos, pés e nádegas.

V- A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, direta ou indiretamente, por meio das fezes e secreções respiratórias contaminadas com agentes bacterianos intestinais.

Está CORRETO apenas o que se afirma em

Alternativas da questão 2707158
Pular para o conteúdo principal