Questão
ID 2707113Disciplina: Psicologia
Assunto: Políticas Públicas de Saúde Mental
Ano: 2024 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Virgem da Lapa
Leia o trecho a seguir.
Silvano, 37 anos, busca atendimento na Unidade Básica de Saúde. Chora durante atendimento, queixa de dificuldade para iniciar o sono há 4 dias e falta de apetite, relata que sente-se triste. Tem pensamentos suicidas, mas sem planejamento.
Conforme política pública de saúde, sobre o manejo do caso acima, avalie as asserções a seguir.
I- Silvano deve ser encaminhado para avaliação especializada, com psiquiatra, para receber diagnóstico específico e medicação controlada.
II- Silvano pode ser atendido por algum profissional de saúde da atenção básica, que poderá realizar anamnese em busca de compreender os determinantes sociais, ambientais e biológicos da queixa.
III- Silvano caracteriza-se como paciente que deve ser encaminhado ao Centro de Atenção Psicossocial, para acompanhamento.
Está CORRETO o que se afirma em