Questão
ID 2686347Disciplina: Enfermagem
Assunto: Administração Segura de Medicamentos
Ano: 2016 Banca: COMPERVE UFRN - Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Órgão: Prefeitura Municipal de São Rafael
Os erros de medicação e as reações adversas a medicamentos estão entre as falhas mais frequentes nos cuidados em saúde, e é importante destacar que essas situações, muitas vezes, poderiam ter sido evitadas nas três principais fases do processo de medicação – prescrição, dispensação e administração. Com base nessas informações, analise o fato a seguir:
“Cerca de 50 servidores do Hospital Municipal de Maringá, no norte do Paraná, receberam doses de insulina no lugar de vacina contra o vírus H1N1 após a enfermeira confundir as ampolas, segundo a prefeitura. Várias pessoas vacinadas foram internadas com reações. A administração municipal diz que a servidora afirmou que se confundiu com as embalagens, que são parecidas”. |
FONTE: http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2016/04/funcionaria-de-hospital-erra-eaplica-insulina-em-vez-de-vacina-contra-gripe.html. Acessado em: 24/05/2016.
Sobre esse caso, é correto afirmar que o evento adverso ocorrido e sua forma de prevenção são, respectivamente: