Questão 2676797

Economia e Finanças · 2022

Questão

ID 2676797

Disciplina: Economia e Finanças

Assunto: Paridade do Poder de Compra

Ano: 2022 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas


Quando a economia sofre os efeitos da inflação, os custos e os preços dos produtos produzidos internamente crescem. Quando isso ocorre, surge a necessidade de se alterar a taxa de câmbio, com o objetivo de manter a competitividade dos produtos exportáveis no mercado internacional. A alteração na taxa de câmbio possibilita o reajuste dos preços internos aos externos. Como no Brasil o dólar norte americano é a moeda de referência em nossas transações externas, os ajustes são feitos sempre em relação a essa moeda. Suponhamos que em determinado período a inflação interna tenha sido de 40%, ao passo que a inflação externa tenha sido, no mesmo período, de 10%. Suponhamos, também, que no início do período a cotação fosse de US\$ 1,00 = R\$ 1,00.

Assinale a alternativa que apresenta o valor correto para a moeda real manter a equivalência do custo interno ao externo.

Alternativas da questão 2676797
Pular para o conteúdo principal