Questão 267605

Biologia · 2025

Questão

ID 267605

Disciplina: Biologia

Assuntos: Alfabetização Científica, Ciências Biológicas no Ensino Fundamental, Ciências Biológicas no Ensino Infantil

Ano: 2025 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal


Um professor, ao desenvolver uma aula sobre poluição dos cursos de água e dos oceanos, mares, rios e lagos em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental, limitou a sua abordagem apenas nas formas de poluição das águas, como despejo de esgotos, efluentes industriais e marés negras, e nas consequências para o ambiente e para a saúde humana.


Com base nessa situação hipotética, na concepção de letramento científico prevista na BNCC (2018) e no papel da prática pedagógica na formação cidadã, julgue os itens seguintes.

O ensino de ciências nas séries iniciais deve estimular os estudantes a relacionar o tema estudado ao seu cotidiano, possibilitando que compreendam os impactos da poluição e discutam as alternativas para enfrentá-la.

Alternativas da questão 267605
Pular para o conteúdo principal