Questão 2659708

Língua Portuguesa · 2023

Questão

ID 2659708

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Tirinha

Ano: 2023 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Verdelândia


INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 03 a seguir para responder às questões que a ele se referem.

Texto 03

Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/108648342249/tirinha-original. Acesso em: 14 fev. 2023.



Texto 01

Quanto tempo a gente tem?

1 Quando criança, eu pensava que o tempo fosse um grande relógio de ponteiros gigantes, que funcionava

sem descanso em algum lugar que eu não podia alcançar. Só me dava conta da sua velocidade quando o céu

começava a escurecer, anunciando que era hora de parar a brincadeira do dia e me preparar para dormir. Hoje, às

vezes ainda me pego pensando nessas proporções do tempo e em suas maneiras delicadas de passar por mim. E,

5 confesso, tento algumas vezes desenhar em minha cabeça formas de aproveitá-lo melhor, diante da realidade do dia

a dia.

Compreender que o tempo não é algo palpável, mas que pode se transformar diante dos desafios da nossa

rotina é um grande passo para nos entendermos melhor com ele, sem tantas cobranças ou arrependimentos. Afinal,

como escreveu Mário Quintana, “a vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis

10 horas! Quando se vê, já é sexta-feira. Quando se vê, já é Natal. Quando se vê, já terminou o ano. Quando se vê,

perdemos o amor da nossa vida”. Mas será que existe uma maneira mais afetuosa de lidar com o nosso tempo, sem

acumular tantas sensações de desperdício? [...]

Por aqui, sempre que alguma situação ameaça me amedrontar diante das horas, tento trazer à mente a frase

de um amigo, “lembrar de respirar é mantra para não se afogar na tempestade dos dias”.

15 Muitas vezes, esquecemos que algumas soluções se encontram em nós, no cultivo de uma calmaria interna

– e não na velocidade de fora. Deixando nossa ansiedade de lado, perdemos um pouco o desejo de controlar tudo e

então enxergamos novas possibilidades diante dos olhos, compreendendo que realmente há um tempo para todas

as coisas. Assim, automaticamente deixamos de nos cobrar tanto e temos a chance de viver momentos intensos e

prazerosos. [...]

20 A partir do instante em que nos abrimos para as pequenezas da vida e entendemos que são elas que

importam, temos a chance de viver de uma forma mais honesta com nós mesmos e com o nosso tempo. Afinal,

como escreveu Quintana ao fim do poema: “Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.

Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas”. E você? Se lhe fosse

dada uma outra oportunidade, viveria as simplicidades ou se prenderia no deslizar dos ponteiros?

Disponível em: https://vidasimples.com/vida-emocional. Acesso em: 14 fev. 2023. Adaptado.

Analise as passagens do texto 01 que estão relacionadas à terceira fala do texto 03.

I. “E, confesso, tento algumas vezes desenhar em minha cabeça formas de aproveitá-lo melhor, diante da realidade do dia a dia.” (Linhas 4-6)

II. “Compreender que o tempo não é algo palpável, mas que pode se transformar diante dos desafios da nossa rotina é um grande passo para nos entendermos melhor com ele [...]” (Linhas 7-8)

III. “Quando criança, eu pensava que o tempo fosse um grande relógio de ponteiros gigantes, que funcionava sem descanso em algum lugar que eu não podia alcançar.” (Linhas 1-2)

IV. “Deixando nossa ansiedade de lado, perdemos um pouco o desejo de controlar tudo e então enxergamos novas possibilidades diante dos olhos, compreendendo que realmente há um tempo para todas as coisas.” (Linhas 16-18)

V. “A partir do instante em que nos abrimos para as pequenezas da vida e entendemos que são elas que importam, temos a chance de viver de uma forma mais honesta com nós mesmos e com o nosso tempo.” (Linhas 20-21)

Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas da questão 2659708
Pular para o conteúdo principal