Questão 2659698

Língua Portuguesa · 2023

Questão

ID 2659698

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Crônica

Ano: 2023 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Verdelândia


INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 02 a seguir para responder às questões que a ele se referem.

Texto 02

Disponível em: https://armandinho-facebook.com. Acesso em: 14 fev. 2023.



Texto 01

Quanto tempo a gente tem?

1 Quando criança, eu pensava que o tempo fosse um grande relógio de ponteiros gigantes, que funcionava

sem descanso em algum lugar que eu não podia alcançar. Só me dava conta da sua velocidade quando o céu

começava a escurecer, anunciando que era hora de parar a brincadeira do dia e me preparar para dormir. Hoje, às

vezes ainda me pego pensando nessas proporções do tempo e em suas maneiras delicadas de passar por mim. E,

5 confesso, tento algumas vezes desenhar em minha cabeça formas de aproveitá-lo melhor, diante da realidade do dia

a dia.

Compreender que o tempo não é algo palpável, mas que pode se transformar diante dos desafios da nossa

rotina é um grande passo para nos entendermos melhor com ele, sem tantas cobranças ou arrependimentos. Afinal,

como escreveu Mário Quintana, “a vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis

10 horas! Quando se vê, já é sexta-feira. Quando se vê, já é Natal. Quando se vê, já terminou o ano. Quando se vê,

perdemos o amor da nossa vida”. Mas será que existe uma maneira mais afetuosa de lidar com o nosso tempo, sem

acumular tantas sensações de desperdício? [...]

Por aqui, sempre que alguma situação ameaça me amedrontar diante das horas, tento trazer à mente a frase

de um amigo, “lembrar de respirar é mantra para não se afogar na tempestade dos dias”.

15 Muitas vezes, esquecemos que algumas soluções se encontram em nós, no cultivo de uma calmaria interna

– e não na velocidade de fora. Deixando nossa ansiedade de lado, perdemos um pouco o desejo de controlar tudo e

então enxergamos novas possibilidades diante dos olhos, compreendendo que realmente há um tempo para todas

as coisas. Assim, automaticamente deixamos de nos cobrar tanto e temos a chance de viver momentos intensos e

prazerosos. [...]

20 A partir do instante em que nos abrimos para as pequenezas da vida e entendemos que são elas que

importam, temos a chance de viver de uma forma mais honesta com nós mesmos e com o nosso tempo. Afinal,

como escreveu Quintana ao fim do poema: “Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.

Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas”. E você? Se lhe fosse

dada uma outra oportunidade, viveria as simplicidades ou se prenderia no deslizar dos ponteiros?

Disponível em: https://vidasimples.com/vida-emocional. Acesso em: 14 fev. 2023. Adaptado.

Analise as afirmativas a seguir tendo em vista as ideias veiculas no texto 2, em comparação ao texto 1.

I. O tempo na infância retratado no texto 01 vai ao encontro do tempo na infância retratado no texto 02.

II. O problema da falta de tempo pelo acúmulo de atividades enfrentado por uma criança no texto 02 é o mesmo enfrentado por um adulto no texto 01.

III. As tarefas cotidianas enumeradas pela personagem adulta do texto 02, segundo a personagem criança do texto 02, não condizem com o “ser criança”.

IV. A personagem criança do texto 02 considera que ter uma agenda diária repleta de obrigações faz parte da infância.

V. Os textos 01 e 02 defendem que, independentemente de ser uma criança ou um adulto, em primeiro lugar, devem estar as obrigações e, depois, a diversão.

Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas da questão 2659698
Pular para o conteúdo principal