Questão 2659187

Psicologia · 2026

Questão

ID 2659187

Disciplina: Psicologia

Assunto: Abordagem Centrada na Pessoa

Ano: 2026 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Juvenília


Rogers deparou-se com o experienciar da angústia em sua prática clínica, haja vista que sua abordagem psicoterapêutica se apropria de questões tipicamente humanas, apoiada em uma visão de homem que escolhe, avalia e decide, atravessado pela capacidade que ele tem de se atualizar (Rogers; Kinget, 1977, p. 39). Com base na concepção rogeriana, analise as afirmativas a seguir acerca da angústia no processo psicoterapêutico:

I- A angústia está associada ao estado de incongruência entre o “Eu Real” e o “Eu Ideal”.

II- A angústia é compreendida como fenômeno externo ao indivíduo, decorrente exclusivamente de pressões ambientais objetivas.

III- A redução da angústia favorece a diminuição das defesas e possibilita maior integração das experiências.

IV- A angústia, embora dolorosa, pode sinalizar um movimento de reorganização do autoconceito.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas

Alternativas da questão 2659187
Pular para o conteúdo principal