Questão
ID 2652880Disciplina: Psicologia
Assunto: Transtornos Neurocognitivos
Ano: 2016 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Bocaiúva
Sr. Pedro dos Anjos, 75 anos, vem em consulta na Unidade de Saúde com sua esposa. Ela relata que ele está com heterossexualização, agressividade e não está realizando as tarefas diárias habituais: tomar banho sozinho, fechar as portas da casa. Ela acha isso estranho, pois ele sempre foi calmo e sensato, mas, nos últimos meses, até brigou em casa com o filho, quebrando copos e pratos. Ela descreve que ele está mais apático, sorri menos e parece indiferente com os netos. Ela associa as mudanças ao seu afastamento do trabalho, após aposentadoria. Nega antecedentes patológicos, exceto hipertensão arterial sistêmica bem controlada.
Ao exame físico, nenhuma alteração em exame segmentar. Realizado miniexame do estado mental, nota 22 (referência para escolaridade 30).
Qual o diagnóstico mais provável para o caso?