Questão 2652712

Língua Portuguesa · 2022

Questão

ID 2652712

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Biografia

Ano: 2022 Banca: FACET Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Malta


Leia o texto abaixo e, em seguida, responda:

Lição de Antonieta: nunca se dê por contente

Numa época em que a sociedade machista era completamente dominada por homens brancos, vivia em Florianópolis uma verdadeira revolucionária: Antonieta de Barros. A Constituição de 1934 institui o voto feminino, possibilitando também que mulheres concorram a cargos eletivos. Antonieta torna-se a primeira mulher a eleger-se deputada no Estado e a primeira deputada negra do Brasil.

Nascida na capital catarinense em 1901, Antonieta poderia ter tido o mesmo destino das filhas de famílias pobres: lavadeira ou doméstica. Convicta de que o ensino fundamental era a porta de libertação dos desassistidos, formou-se normalista em 1921. Aos 22 anos, criou o Curso Particular Antonieta de Barros, que dirigiu até o fim da vida. Lecionou e dirigiu alguns estabelecimentos tradicionais de Florianópolis. Não se limitava a ensinar, era também educadora.

“Um povo não é grande só por seu espírito trabalhador, mas também, principalmente, pela sua cultura. Daí a necessidade de se chegar às massas, a possibilidade de ir além da alfabetização, que é muito, mas não é tudo”.

Em 1935, eleita deputada estadual pelo Partido Liberal Catarinense, criticava a lei que pretendia combater o racismo. Achava que “não era com leis que a classe média mudaria a situação dos negros, isso se daria se a estes fosse facultada a educação plena”. O deputado Oswaldo Cabral quis atingi-la, dizendo que havia “intriga barata de senzala” na Assembleia. Ela respondeu que tinha muito orgulho de ser negra, como a mãe dela.

Reelegeu-se em 1947, pelo Partido Social Democrático, que rivalizava na política estadual com a União Democrática Nacional. Quando a UDN subiu ao poder, Antonieta desiludiu-se e abandonou a política partidária. Morreria logo depois, em 1952.

Escritora e jornalista, em 1926 funda A Semana. Dirige a revista Vida Ilhoa (1930) e, sob o pseudônimo de Maria da Ilha, colabora com os jornais A República e O Estado. Em 1937 publica o livro de crônicas Farrapos de Ideias.

Antonieta de Barros foi uma vencedora. Representou as mulheres, os negros e os educadores com força de vontade, espírito de luta e dedicação às causas nobres. Escreveu: “Descobrir-se a si mesmo é realizar-se, é ascender, é procurar, na incontentabilidade, a força viabilizadora da ascensão”.

Brasil: almanaque de cultura popular: todo dia é dia / [organização] Elifas Andreato, João Rocha. – São Paulo: Ediouro, 2009.



Assinale V para Verdadeiro e F para Falso e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta:

( ) Antonieta de Barros foi a primeira deputada negra do Brasil.

( ) A personagem central do texto viveu em um período de nossa história marcado pelo machismo e pelo racismo, contra os quais ela se posicionou e lutou.

( ) Antonieta acreditava que a educação era a porta da libertação, mas apenas o trabalho era suficiente para emancipar o povo discriminado.

( ) Antonieta defendia que os negros tivessem acesso ao parlamento e fossem maioria na Assembleia.

Alternativas da questão 2652712
Pular para o conteúdo principal