Questão
ID 2647708Disciplina: Fisioterapia
Assunto: Fisioterapia em Geriatria
Ano: 2019 Banca: ASSESSORIA E GESTÃO INTEGRADA EM RECURSOS HUMANOS S/C LTDA. ME Órgão: Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista
Julgue as seguintes afirmativas sobre as alterações funcionais no longevo:
I. O envelhecimento normal gera modificações em todos sistemas do corpo humano variando de indivíduo para indivíduo, mas sempre ocasionando perdas progressivas de função.
II. A perda da força muscular e o aumento da amplitude de movimento articular são as principais alterações que afetam o desempenho físico, gerando alterações ósseas e articulares e/ou dos tecidos moles.
III. Alterações anatômicas observadas no envelhecimento, como a diminuição da cifose torácica, que geram aumento anteroposterior do tórax, calcificação das cartilagens costais e verticalização do gradil costal, também tendem a provocar piora da função ventilatória.
IV. O peso corporal e a estatura sofrem alterações, condicionando o desempenho ventilatório e a substituição de tecido adiposo por tecido muscular, sobretudo ao redor do perímetro abdominal.
São corretas: