Questão 2644562

Engenharia Civil · 2010

Questão

ID 2644562

Disciplina: Engenharia Civil

Assunto: NBR 8036 – Programação de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos para Fundações de Edifícios – Procedimento

Ano: 2010 Banca: FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt Órgão: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás


A norma ABNT NBR 8036:1983 (Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios) fixa as condições exigíveis na programação das sondagens de simples reconhecimento dos solos destinada à elaboração de projetos geotécnicos para construção de edifícios. Esta programação abrange o número, a localização e a profundidade das sondagens. O número de sondagens e a sua localização em planta dependem do tipo da estrutura, de suas características especiais e das condições geotécnicas do subsolo. O número de sondagens deve ser suficiente para fornecer um quadro, o melhor possível, da provável variação das camadas do subsolo do local em estudo.

De acordo com a referida norma, para uma área da projeção em planta do edifício de 800 m2, o número mínimo de sondagens deve ser:

Alternativas da questão 2644562
Pular para o conteúdo principal