Questão 2642913

Atualidades e Conhecimentos Gerais · 2020

Questão

ID 2642913

Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais

Assunto: Política Internacional / Relação entre Países

Ano: 2020 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Formiga


Ataque dos Estados Unidos mata general do Irã em Bagdá e aumenta tensão na região

Líder supremo iraniano promete vingança implacável, enquanto Trump diz que Irã nunca venceu uma guerra.

Um ataque realizado pelos Estados Unidos contra o Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque, na madrugada desta sexta (03/01/2020, noite de quinta no Brasil) matou o principal comandante militar do Irã, o general Qassem Soleimani, e fez escalar a tensão entre americanos e iranianos. Os EUA confirmaram que a ação foi autorizada pessoalmente pelo presidente Donald Trump e anunciaram que vão mandar outros 3.000 soldados para o Oriente Médio, enquanto o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, pediu “vingança implacável”.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/01/ ataque-contra-aeroporto-de-bagda-mata-general-do-ira-e-lider-demilicia-iraquiana.shtml.)



O ataque supracitado ganhou as mídias mundiais e trouxe grandes tensões. Sobre as relações diplomáticas e comerciais entre esses países (EUA e Irã), é correto afirmar que:

Alternativas da questão 2642913
Pular para o conteúdo principal