Questão 2631870

Enfermagem · 2024

Questão

ID 2631870

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Síndromes Hipertensivas da Gestação (Pré-eclâmpsia e Eclâmpsia)

Ano: 2024 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de São José de Piranhas


As síndromes hipertensivas são as complicações clínicas mais frequentes durante a gestação e constituem a principal causa de morbimortalidade materna em todo o mundo. Embora a definição de hipertensão arterial na gravidez seja considerada a partir de valores de pressão sistólica maior ou igual a 140mmHg e/ou pressão arterial diastólica maior ou igual a 90mmHg, existem diversas formas de classificações para síndromes hipertensivas na gestação para melhor compreensão da doença e das implicações clínicas.

Considerando o exposto, avalie as afirmativas a seguir.

I- É considerada hipertensão gestacional a identificação de hipertensão arterial na segunda metade da gestação, em gestante previamente normotensa, porém sem proteinúria ou manifestação de outros sinais/sintomas relacionados à pré-eclâmpsia (PE).

II- A pré-eclâmpsia consiste na identificação de hipertensão arterial, em gestante previamente normotensa, a partir da 24ª semana de gestação, associada à proteinúria significativa.

III- A determinação da pré-eclâmpsia sobreposta à hipertensão arterial crônica dar-se-á apenas a partir da 20ª semana de gestação, quando ocorre o aparecimento ou piora da proteinúria já detectada na primeira metade da gestação.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas da questão 2631870
Pular para o conteúdo principal