Questão
ID 2623950Disciplina: Farmácia
Assuntos: Formas Farmacêuticas Sólidas (Comprimidos, Cápsulas, Pós)
Ano: 2024 Banca: INSTITUTO UNIFIL Órgão: Prefeitura Municipal de Carlópolis
Sobre as formas farmacêuticas sólidas, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Comprimidos apresentam tamanhos e formatos variados, geralmente cilíndricos ou lenticulares, obtidos pela compressão de pós de substâncias medicamentosas secas, com ou sem excipiente inerte.
II. Cápsulas são receptáculos de forma e dimensão variadas, contendo em seu interior substâncias medicinais sólidas, líquidas ou mesmo pastosas.
III. Granulados são fórmulas constituídas de um aglomerado, contendo um ou mais princípios ativos, associados com excipiente sob a forma de grãos ou fragmentos cilíndricos.
IV. As drágeas recebem um ou mais revestimentos externos, seguidos de polimento, com o objetivo de mascarar o sabor e o odor desagradável de certos princípios ativos ou minimizar os efeitos agressivos à mucosa gástrica.