Questão 2622862

Atualidades e Conhecimentos Gerais · 2023

Questão

ID 2622862

Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais

Assunto: Arte e Cultura

Ano: 2023 Banca: MS Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Mata de São João


A política cultural do período da Ditadura Militar deixou amargas lembranças. As “amarras” dos anos 70 foram fáceis de desfazer. Deserdada da arte e da cultura, a maioria da sociedade foi pioneira de um discurso materialista. Foi também vítima da comunicação superficial e manipuladora de opinião. Os valores culturais passaram a ser efêmeros e de moda, reagindo a opiniões baseadas nos “sentidos” e não na crítica, isto é, o que se entende pelo estímulo primário, como bom ou ruim, sim ou não, gostar ou não gostar.

(DOMINGUES, Joelza Ester. O Brasil em Foco. FTD. São Paulo. p.414/6.)

Nessa dimensão, analise as assertivas seguintes:

I – Nos anos 80, com a abertura política, o cinema se renovou, chegando a surgirem filmes de sexo explícito, lotando os cinemas.

II – No teatro dos anos 80, Antunes Filho adaptou “Macunaíma” (de Mario de Andrade), montando uma peça que foi muito bem aceita e aplaudida.

III – A música dos anos 80 destacou como vultos notáveis: Djavan, João Bosco e Alceu Valença.

IV – Nos anos 80 e 90 do século XX, houve estagnação artística e nas Artes Plásticas nada aconteceu, havendo estagnação artística, o que marcou profundamente a nossa cultura.

Marque a alternativa com a série correta.

Alternativas da questão 2622862
Pular para o conteúdo principal