Questão
ID 2617303Disciplina: Serviço Social
Assunto: Sigilo Profissional e Ética no Exercício
Ano: 2019 Banca: BRB Assessoria e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Serra
Ainda com relação ao Código de Ética, o Assistente Social é obrigado pela Ética e pela Lei (art. 154 do Código Penal) a guardar segredos sobre todas as confidências recebidas e fatos de que tenha conhecimento ou haja observado no exercício de sua atividade profissional, obrigando‐se a exigir o mesmo segredo de todos os seus colaboradores. Com relação ao segredo profissional, assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
I. Além do segredo profissional, ao qual está moral e legalmente sujeito, o assistente social deve guardar discrição no que concerne ao exercício de sua profissão, sobretudo quanto à intimidade das vidas particulares, dos lares e das instituições onde trabalhe.
II. O assistente social não se obriga a depor como testemunha, sobre fatos de que tenha conhecimento profissional, mas intimado a prestar depoimento, deverá comparecer perante à autoridade competente para declarar‐lhe que está ligado à obrigação do segredo profissional, de acordo com o art. 144 do Código Civil. III. A revelação de tal segredo só será feita, após terem sido empregados todos os recursos e todos os esforços, para que o próprio cliente se disponha a revelá‐lo.
Qual alternativa correta?