Questão
ID 2604241Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Resumo e Resenha
Ano: 2021 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Leia o texto a seguir e responda às questões de números 33 e 34.
“(…) assumimos a noção bakhtiniana de gênero do discurso, segundo a qual as diferentes esferas das atividades humanas, no decorrer da história, elaboram “tipos relativamente estáveis de enunciados” (Bakhtin, [1953] 1992: 279), os gêneros de discurso, que se caracterizam por apresentarem tema, construção composicional e estilo específicos. Retomando a afirmação de Bakhtin de que sempre nos comunicamos com base em um gênero e de que, sem eles, a comunicação humana seria praticamente impossível, Schneuwly (1994: 160-162) defende a tese de que, nas atividades de linguagem, os gêneros se constituem como verdadeiras ferramentas semióticas complexas que nos permitem a produção e a compreensão de textos.” (adaptado de Machado, A. R. Revisitando o conceito de resumos. In. Dionisio, A. P.; Machado, A. R.; Bezerra, M. A. (orgs). Gêneros textuais e ensino. 2005. P. 139).
A autora discute o resumo, um gênero que pode e deve ser ensinado na escola. O professor que decidisse ensinar seus alunos a escreverem resumos teria que incluir, em suas instruções, quais aspectos típicos do resumo?