Questão 2601813

Educação Física · 2018

Questão

ID 2601813

Disciplina: Educação Física

Assunto: Conceitos Gerais de Didática e Prática de Ensino

Ano: 2018 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Porto Xavier


Em relação ao processo de ensino-aprendizagem na área de educação física, analise as assertivas abaixo:

I. Não basta a repetição de gestos estereotipados, com vistas a automatizá-los e reproduzi-los. É necessário que o aluno se aproprie do processo de construção de conhecimento relativos ao corpo e ao movimento e construa uma possibilidade autônoma de utilização de seu potencial gestual.

II. Aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre as alternativas, coordenar as ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo do ensino aprendizagem na área de educação física. E, embora a ação e a compreensão sejam um processo indissociável, em muitos casos, a ação se processa em frações de segundo, parecendo imperceptível ao próprio sujeito que houve processamento mental. É fundamental que as situações de ensino e aprendizagem incluam instrumentos de registro, reflexão e discussão sobre as experiências corporais, estratégicas e grupais que as práticas da cultura corporal oferecem ao aluno.

III. O processo de ensino e aprendizagem em educação física não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas, sim, de capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 2601813
Pular para o conteúdo principal