Questão
ID 2590484Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Dialeto
Ano: 2021 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Sousa
O Texto 1 trata-se de uma sátira a uma discussão ocorrida na última edição do Big Brother Brasil 2021. O Texto 2, por sua vez, traz a definição de Sérgio Roberto Costa para um determinado gênero textual. Sua leitura é necessária para responder às questões de 1 a 10:
TEXTO 1:

Disponível em: https://www.facebook.com/petitabell/. Acesso em: 20 out 2021.
TEXTO 2:
“[...] palavra de origem francesa que significa carga, ou seja, algo que exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco ou ridículo. Por extensão, trata-se de uma ilustração ou desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, veiculado pela imprensa, que tem por finalidade satirizar e criticar algum acontecimento do momento. Focaliza, por meio de caricatura gráfica, com bastante humor, uma ou mais personagens envolvidas no fato político-social que lhe serve de tema [...].”
Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
A expressão “basculho”, repetida por duas vezes no texto, permite-nos perceber uma variação linguística caracterizada por: