Questão
ID 2589859Disciplina: Engenharia Civil
Assunto: Ensaios de Solo
Ano: 2021 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Prefeitura Municipal de Bela Vista da Caroba
O técnico de um laboratório de geotecnia recebeu uma amostra indeformada de solo para caracterização do material. Primeiramente, o profissional obteve o teor de umidade que a amostra possuia para dar seguimento às outras análises. Para isso, ele levou 3 cápsulas de alumínio para a estufa de 105°C contendo partes da amostra, resultando nos valores de massa conforme a tabela a seguir.
Cápsula | 1 | 2 | 3 |
Mcápsula (g) | 23,7 | 25,4 | 24,2 |
Mcápsula + solo úmido (g) | 65,1 | 66,3 | 64,8 |
Mcápsula + solo seco (g) | 56,9 | 58,3 | 57,0 |
Sendo Mcápsula a massa da cápsula de alumínio vazia, Mcápsula + solo úmido a massa da cápsula mais a massa de solo úmido, antes de ser levado à estufa, e Mcápsula + solo seco a massa da cápsula mais a massa de solo seco, após a secagem em estufa, o valor do teor de umidade adotado para a amostra é, aproximadamente: