Questão
ID 2588480Disciplina: Serviço Social
Assunto: Atribuições Privativas e Competências do Assistente Social
Ano: 2010 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina
Historicamente os assistentes sociais dedicaram-se à implementação de políticas públicas, posicionando-se à frente das relações entre população e instituição. Com o processo de descentralização das políticas sociais públicas, com ênfase na sua municipalização, novas funções e competências estão sendo exigidas dos profissionais. Aos assistentes sociais está sendo requisitada a atuação na formulação e avaliação de políticas e do planejamento, gestão e monitoramento, inscritos em equipes multiprofissionais.
Novas exigências estão sendo solicitadas aos profissionais de Serviço Social como:
I. O domínio de conhecimentos para realizar diagnósticos socioeconômicos de municípios, para análise dos orçamentos públicos, identificando seus alvos, compromissos e recursos disponíveis para projetar ações.
II. O domínio do processo de planejamento.
III. A competência no gerenciamento e na avaliação de programas e projetos sociais.
IV. O conhecimento na área de recursos humanos.
V. A competência no desenvolvimento do trabalho individualizado em detrimento do trabalho em equipe.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras