Questão 2581216

Fisioterapia · 2021

Questão

ID 2581216

Disciplina: Fisioterapia

Assunto: Semiologia (Patologia e Clínica Geral)

Ano: 2021 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Cacimba de Dentro


A lesão medular (LM) é uma das formas mais graves entre as síndromes incapacitantes, constituindo-se em um verdadeiro desafio à reabilitação, e essa dificuldade decorre da importância da medula espinhal. Avalie as proposições que se seguem sobre a LM:

I- A etiologia da LM é ampla, incluindo acidentes de trânsito, quedas, ferimentos por armas, tumores, trombose, espondilose, siringomielia, etc.

II- Na LM, instalada a lesão, o paciente passa por três etapas bem definidas: a fase de choque medular, o retorno da atividade medular reflexa e a fase de ajustamento.

III- A bexiga neurogênica autônoma, condição que pode estar presente na LM, é caracterizada por uma lesão do neurônio motor superior.

IV- As deformidades mais frequentes e limitantes na LM nos membros superiores são a extensão do cotovelo, supinação de antebraço e hiperextensão do punho, enquanto que nos membros inferiores tem-se a flexo-abdução de quadris, flexão de joelhos e pés equinos.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas da questão 2581216
Pular para o conteúdo principal