Questão
ID 256839Disciplina: Língua Portuguesa
Assuntos: Diário, Relevância, Variação Diastrática (Classe Social)
Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Prefeitura Municipal de São José dos Campos
A seguir, apresenta-se um trecho do livro “Casa de Alvenaria”, obra literária escrita em primeira pessoa por Carolina Maria de Jesus, catadora de lixo e moradora da Favela do Canindé (SP). Leia-o atentamente:
4 de setembro de 1960
Levantei as 6 horas, preparei a refeição matinal. Eu não vou sair (...) Estou apreciando Osasco por causa da tranquilidade, e o ar puro, dá a impressão que eu saí do inferno, e estou no céu. Os vizinhos olham-me e sorriem, as crianças são em números menores porque não vivem nas ruas. Na favela as crianças parecem numerosas por causa dos barracões serem unidos.
(JESUS, Carolina Maria de. Casa de Alvenaria, volume 1: Osasco. São Paulo: Cia das Letras, 2021. p. 37)
Assinale a opção em que se avalia de modo correto a importância de se trabalhar, na escola, textos como o diário escrito por Carolina Maria de Jesus.